sexta-feira, 24 de maio de 2013


Vida nova: controlando os gastos

6
A coisa que mais angustia (e causa algumas divergências) nos recém-casados (ainda bem que não foi nosso caso) é o tal do controle financeiro.
Antes, mesmo com a preparação e os orçamentos do casório, o dinheiro era SEU. Poderia gastar como, onde e quando quisesse, certo?
Porém, ao colocar a aliança no dedo anelar da mão esquerda, a coisa muda um pouco de figura.
Tem:
~> Financiamento/aluguel da casa/apartamento
~> sacolão
~> açougue
~> supermercado
~> água
~> luz
~> telefone
~> TV a cabo
~> faculdade (pra quem ainda estuda, lógico)
~> prestação ou consórcio do carro
~> alguns gastos adquiridos na preparação do casamento
~> manicure e salão (porque você não vai andar desleixada depois do casamento, né?)
~> guardar um dinheirinho na poupança
~> aquele sapato bárbaro, igual ao pretinho que você tem, mais que está em liquidação no shopping...
~> e mais uma infinidade de coisas que quando solteiro muita gente nem sabia que tinha que pagar.
No meu caso e do Glayson, mobiliamos a casa com presentes. Ganhamos TUDO, tudo mesmo e não tivemos problemas (a não ser com as entregas) em entrar em prestações e mais prestações dos moveis e eletro.
Mas estamos reformando a casa, então o que era pra ser economia... tá levando o pouquinho de $$ que temos embora.
Para melhor (vamos ser otimistas, né?) viagem de lua de mel e marido de férias, complicaram um tanto a vida da esposa aqui. E o $$... literalmente sumiu neste primeiro mês de casados.
Maaaaaaaaaas... não vá pensando que tudo são horrores... eu trouxe uma dica muito bacana e funcionante hoje.
Já pensou em anotar os gastos para não levar um susto no final do mês?
- Quê? Andar com um caderninho pra lá e pra cá anotando o que tem que ser pago?
Não! Gente!
O pessoal do Enfim casada disponibilizou uma planilha super bacana, onde você coloca o que recebe, o que gasta e te diz o que sobra (ou falta) mês a mês.
Eu achei super prática e fácil de mexer. E assim você percebe o quanto gasta com coisas que nem precisava.
Como ela é mês a mês, dá pra controlar bem a situação e ver o que pode ou não fazer.
Se o sapato bárbaro da promoção não der este mês... deixa ele pro próximo. rsrs
Bora economizar, minha gente?
Quer saber mais? Clique aqui e pegue a Planilha de gastos.
:D

6 comentários:

- disse...

Eu e o wellington conversamos mto sobre isso,como vai ser depois,já pensei em juntar o meu e o dele e o que sobrar vai pra poupança,já minhas amigas acham nada a ver rs....ou cada um se comprometer com algo....não sei ainda rs


Bjs

N.i.s.e disse...

Fui correndo ver a planilha...é sempre bom planejar
bjos

Fabi disse...

Super útil o seu texto!
Eu já contei que sou mega pão dura, né? Eu saí da casa dos meus pais aos 18 anos e desde então trabalho e controlo as minhas finanças. Por isso, já estava muito familiarizada com gastos de supermercado, contas e afins. Eu acredito que esse amadurecimento financeiro é muito importante para se construir bem uma vida a dois.
Bjo

Jessica Stremel disse...

Aehhh finalmente te acheiii....
Pensei que depois de casada resolveu abandonar o mundo das blogueirass...hehhe
Agora falando do post... confesso que no começo foi bem difícil pra mim...
Pois eu jah fazia 7 anos que trabalhava e tinha meu proprio dindin... Qto o noivo... começou trabalhar só depois de casado... Então pra ele começou a fase de ter seu proprio dindin e comprar as coisas que ele sempre quis...
Mas hoje... já nos acertamos nesta área...heheh

Bjks
E veh se aparece pelo meu blog novamente...hehe
http://trajetoriadeumanoiva.blogspot.com.br/

Ludmila disse...

Eu não dou certo com planilhas, mas preciso aprender a me controlar melhor, pq as despesas de cabeça às vezes falha, né? Beijim

Isa disse...

hahaha... adorei sua listinha!

Eu não sou boa com planilhas não... sou das antigas, marco tudo numa agendinha! rs

Postar um comentário

Deixe seu pitaco aqui. Adoro!